Estádio Operatório Concreto (dos seis anos aos onze/doze anos)

No estado anterior, o estádio pré-operatório, as crianças são sonhadoras, têm pensamentos mágicos e fantasias em abundância, enquanto que neste estádio, o estádio das operações concretas, as crianças compreendem as relações funcionais porque são específicas e porque podem testar os problemas. Ao abandonarem sem reservas o seu pensamento mágico, fantasias, e amigos imaginários, tornam-se quase que exageradamente concretas, a sua capacidade de compreender o mundo é agora tão lógica quanto anteriormente era ilógica.

É neste período que as crianças se deliciam a fazer as suas piadas, pois comparado com o período anterior em que simples expressões com palavras que para elas eram novas eram consideradas hilariantes, o humor do estádio concreto é mais sofisticado, se não mesmo mais atraente até do ponto de vista dos adultos.

Enquanto que no estádio anterior, do pensamento intuitivo, as crianças demonstravam algumas capacidades, embora pouca, para raciocinar de forma concreta, da mesma forma, durante o estádio concreto, a criança exibe uma frágil capacidade de raciocínio abstracto, existe, portanto, algum pronuncio do estádio seguinte.

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode