Unidade II.II.II

Experiência precoce

                Nem os defensores do meio nem os defensores da hereditariedade, defendem uma terceira dimensão que é o Tempo.

A interacção entre as duas, vai dar o resultado do desenvolvimento. Mas para existir este desenvolvimento, existe uma altura propícia ou um momento para a interacção ocorrer?

 

   Observações e teorias

·         Estudo de Nancy Baylay

 

Nancy bayley, iniciou um estudo a longo prazo sobre crescimento e desenvolvimento humanos. Nancy focou o seu estudo em quatro aspectos.

- Os QIs não são constantes, o Qi varia consideravelmente durante longos períodos de tempo, ou seja o QI é o resultado das condições do meio, pois é uma propriedade humana em constante mudança.

- A variabilidade do QI, é maior durante os primeiros anos de vida, o equilíbrio do QI é proporcional à idade da criança.

- A capacidade intelectual pode continuar a crescer durante a vida, a aptidão mental continua a crescer até ao fim da vida (50 anos)

- As componentes do intelecto mudam com o nível etário, o progresso intelectual na infância, ocorre em estádios qualitativamente diferentes

·         Hipótese de Benjamim Bloom

 Bloom, delineou nos seus estudos, uma curva crescente com aceleração negativa Jerome Brunner,  ele afirma que para o desenvolvimento cognitivo ocorrer é necessário expor a criança a uma variedade de estímulos, a um meio em mudança.

    Variedade de estímulos

Hunt, afirma que é contra a exposição da criança a uma variedade de estímulos avassaladora, pois o excesso de heterogeneidade de estímulos provocará na criança frustrações, tal como a desmesura em homogeneidade (tédio) provocará a rejeição da interacção com o meio.

Portanto, existe o problema do ajustamento de estímulos. Por isso, Hunt diz que a própria criança procura, naturalmente, os estímulos mostrando alegria e interesse espontâneo por aprender quando encontra esses estímulos, o que leva a um maior crescimento cognitivo contínuo.

Quanto maior um QI, maior as ocupações profissionais que um individuo possa ter.

     Bases biológicas

 

·         Papel da estimulação ambiental no desenvolvimento fisiológico

o   Josep Altman (1962)

o   Austin Riesen

o   Berço de Skinner

o   Lauren Slater

o    Débora Skinner

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode